Ajude-nos! Envie fotos e fatos relacionados para: ica1090@hotmail.com

Neste Blog apresentaremos em especial os materiais instrutivos deixados pelo Professor Amadio Vettoretti (falescido) relacionados à Região de Tubarão - SC e sobre os eventos que construíram a história de nossa bela cidade. Contamos também com a ajuda de amigos de perto e de longe que possuem materiais e conhecimentos sobre nossa história para compor nosso acervo no blog.

Uma iniciativa: "sos cidades" Prevenção, Preparação e Resposta às mais diversas situações de Emergências
Apoio: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -Estaca Tubarão-

terça-feira, 16 de abril de 2013

Jornal - La Vaguardia Espanhola de 29 de março de 1974 fala sobre a enchente que devastou a Cidade de Tubarão SC




SEGUNDA EDIÇÃO. (03:30)
CATÁSTROFE NO BRASIL

Mais de mil pessoas mortas e cem mil vítimas de inundação sem casa.

Rio de Janeiro, 29. – Um desastre de grandes proporções, com um mil e duzentos mortos, mais de cem mil pessoas desabrigadas e um número incontável de danos materiais, é o primeiro balanço  oficialmente divulgado dos  danos, causados pela  inundação de  numerosos rios ontem no Brasil, desde o extremo norte até a região sul.

“A cidade portuária de Tubarão (Estado de Santa Catarina), tem sido a principal vítima.”

Neste evento morreram afogados ao redor desta cidade em torno de mil pessoas, de acordo com informações recebidas ontem, em Brasília,  Senador Federal Antonio Konder Reis, o oficial do partido "ARENA"
(Aliança da Renovação Nacional).

Quatro metros de altura

O rápido trasnbordamento do Rio Tubarão devastou a cidade de mesmo nome.
Se pôde constatar – Afirma Konder Reis - que setenta por cento da cidade, que
tem 70.000 habitantes, foi destruída pelo aumento extraordinário do rio, que subiu para quatro metros em relação ao nível da rua.

A noite passada foi noticiado que o Governo (BR) havia declarado de "Estado de calamidade" nas regiões dos seguintes estados:

(Províncias) de Mato Grosso, Paraná, Ceará e Santa Catarina.

Conforme relatado na imprensa local, quase 10 por cento do território brasileiro
tem sido atingida pela violência dos temporais e os transbordamentos dos rios. Isto significa que oito quilômetros quadrados estão agora em um estado de calamidade.

Os estados afetados são aqueles no Ceará, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Piauí, Paraíba, Minas. Gerais, Pará. Goias, Acre e Rio Grande do Sul.

Há dificuldades nas comunicações ao longo do país e pode ser que nos próximos dias, aumente  os trágicos números já conhecidos. Em Mato Grosso, o transbordamento dos ríos causaram a ligação de dois lagos de água 70KM
de largura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário