Ajude-nos! Envie fotos e fatos relacionados para: ica1090@hotmail.com

Neste Blog apresentaremos em especial os materiais instrutivos deixados pelo Professor Amadio Vettoretti (falescido) relacionados à Região de Tubarão - SC e sobre os eventos que construíram a história de nossa bela cidade. Contamos também com a ajuda de amigos de perto e de longe que possuem materiais e conhecimentos sobre nossa história para compor nosso acervo no blog.

Uma iniciativa: "sos cidades" Prevenção, Preparação e Resposta às mais diversas situações de Emergências
Apoio: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -Estaca Tubarão-

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Foto de satélite indica que houve um ciclone subtropical no fim de março de 1974 no sudeste do atlântico sul

Obs: Esta é apenas uma especulação minha que não tenho nenhum conhecimento sobre a meteorologia

"Por favor me corrijam ou acrescentem se possível ao que estou expondo nesta publicação"

Entre 27 e 29 de março de 1974 formou-se a sudeste do atlântico sul um ciclone  subtropical  que  possivelmente contribuiu para que as águas do rio tubarão fossem represadas
fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/South_Atlantic_tropical_cyclone 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, está associada a uma zona de convergência na baixa troposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste ficando bem caracterizada no verão. É a responsável por períodos de enchentes na região sudeste e veranicos (períodos de estiagem, acompanhada por calor intenso em plena estação fria com duração de mais de quatro dias, baixa umidade relativa e forte insolação) na região sul do Brasil.

fonte:



Logo que terminei esta postagem fui surpreendido com a seguinte publicação intitulada :
"Tempestade Arani e o análogo de 1974" feita pelo Arquiteto Leonel Ávila da UFRG na quarta feira,16 de março de 2011 no: 



Em artigos na imprensa e em diversos comentários aqui no site da MetSul tenho repetidamente insistido no análogo de 1974 como referência para o clima regional e global em 2011. O ano não completa ainda o seu primeiro trimestre e já existe uma enorme coincidências de eventos meteorológicos entre os dois anos. O colaborador Rafael Marques, um estudioso do clima no Sul de Santa Catarina e das relações do regime de chuva com ciclos, encaminhou-se um primoroso trabalho após ter pela primeira vez comentado aqui sobre o ano de 1974, tendo me apresentado evidências em dados o pesquisador catarinense da semelhança do padrão de precipitação no Sul catarinense no final de 2010 e no início de 2011 com o verificado em 1973/1974. Nenhum ano é igual ao outro, mas chamam atenção as coincidências locais e globais entre 1974 e 2011, o que foi objeto de comentário nosso no Correio do Povo na edição do último dia 5 de março.


Há mais uma coincidência e que é impossível deixar de comentar nesta semana do raro ciclone tropical/subtropical Arani no Atlântico Sul. Em 1974, também em março, nos últimos dias do mês, a literatura da conta da formação aqui no Atlântico Sul de um ciclone subtropical. A imagem de satélite (abaixo) que está em trabalho publicado sobre o sistema, ao meu ver, tem contornos sim de um ciclone extratropical, mas na fase anterior, conforme os estudos realizados, o ciclone era subtropical com centro quente em superfície.
Tal como ocorreu agora com Arani, o ciclone se formou mais ao Norte do que a climatologia média histórica aqui do Brasil e teve trajetória em direção ao Sul. O ciclone de 1974 é o mais citado do século XX na literatura estrangeira, mas a escassez de dados faz com que outros tenham certamente passado em branco.
Arquiteto Leonel Ávila
(51) 9869.9997



Nenhum comentário:

Postar um comentário