Ajude-nos! Envie fotos e fatos relacionados para: ica1090@hotmail.com

Neste Blog apresentaremos em especial os materiais instrutivos deixados pelo Professor Amadio Vettoretti (falescido) relacionados à Região de Tubarão - SC e sobre os eventos que construíram a história de nossa bela cidade. Contamos também com a ajuda de amigos de perto e de longe que possuem materiais e conhecimentos sobre nossa história para compor nosso acervo no blog.

Uma iniciativa: "sos cidades" Prevenção, Preparação e Resposta às mais diversas situações de Emergências
Apoio: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias -Estaca Tubarão-

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Assista! (Inédito) Tubarão- 20 dias depois - No Globo Repórter de abril de 1974

Isso causou mesmo um certo desconforto para alguns cidadãos da cidade de Tubarão (no estado de Santa Catarina e não do Paraná como no livro biográfico escrito por Carlos Alberto de Mattos sob o título "Viver Cinema" que conta a história da carreira do alter Lima Jr da TV Globo que dirigiu a matéria para o programa Globo Reporter Atualidades de abril de 1974.



Tubarão, 18 de maio de 1974 - Sábado - Nosso Jornal
Diretor: Edgar Nunes
Título: “Molecagem à Reportagem da Rede Globo”
O texto: 
Lutam os políticos pelas liberdades dos partidos e pelo retorno à plenitude da atividade democrática;
Lutam os homens de imprensa pela liberdade de imprensa e pelo exercício da profissão, mas, lamentavelmente somos forçados a reconhecer que o governo tem razão em controlar a imprensa.
Se uma organização do porte da Rede Globo de Televisão exibe um documentário como aquele exibido no programa “Globo Repórter”, meu deus!O quê não se publica por esse Brasil a fora em nome da liberdade da imprensa?
Aquilo foi um acidente! Uma vergonha e até mesmo uma covardia para com uma cidade convalescente. Mostraram uma aldeia não uma cidade de 70mil habitantes já com duas faculdades.
Aí estão as opiniões do Professor Alberto Cargnin e do colunista Valmor Silva. Infelizmente não pudemos conseguir cópia da crônica do Professor Névio Capeller lida quinta feira (dia 16 de maio) pela rádio Tubá. Já o cônego Raimundo Ghizone, na missa das 9:30h disse ter sido “uma reportagem satanicamente dirigida”.
Já havia assistido a reportagem sobre Tubarão, 20 dias atrás quando ma encontrava em Brasília no dia 3 de maio. Lamento profundamente o conteúdo da mesma. Uma vez que somente o lado negativo da cidade, cenas do “mundo cão” é que foram mostradas, deturpando o sentido do nosso trabalho.
Todavia providências já foram tomadas para que uma emissora do estado aqui se dirija para filmar a nova realidade tubaronense.
“O nosso esforço a união de forças, o destemor da nossa gente é que mostrarão aos olhos do país a nossa capacidade e do que seremos capazes pela nossa terra”.
Foi assim que se pronunciou o prefeito Irmoto Feuerchutte. Nós, contudo, achamos que a Comissão Municipal de Defesa Civil, a Comissão Estadual e até mesmo a Nacional devem procurar abrir inquérito e apurar os fatos, após se for o caso, aplicar a lei de imprensa para chamar à responsabilidade os autores e veiculadores daquela odienta reportagem.
Por outro lado o Dr. Roberto Marinho, Diretor da Rede Globo, se realmente o jornalista que as comendas, medalhas e honrarias que recebe, faz juz, providenciará a imediata vinda de um repórter gabaritado, não um moleque e procurará desfazer uma imagem negativa que milhões de pessoas que conhecem a nossa cidade e viram como a cidade foi arrasada, estão fazendo neste momento da Rede Globo de Televisão.  


No Livro biográfico escrito por Carlos Alberto de Mattos encontramos informações sobre a história de nossa cidade na enchente de 1974 que poucos tubaronenses conhecem:


Para ver o Livro inteiro clique no título abaixo:

Quando em uma de minhas pesquisas no Arquivo Público e Histórico Municipal de Tubarão-SC encontrei uma mensão em um jornal da época sobre esse episódio que nem mesmo nosso saudoso amigo Professor Amadio Vettoretti tinha conhecimento, lembro do olhar dele quando o chamei à mesa de pesquisa e o mostrei o recorte de jornal referido; parecia uma criança feliz por ter ganhado mais um presente; imediatamente fez uma cópia e inseriu em seu acervo particular.
Sugeri que enviasse um e-mail como Diretor do Arquivo Publico e Histórico Municipal para a rede Globo de televisão e solicitasse uma cópia do programa de abril de 1974 para compor o acervo municipal mas até seu falescimento não recebeu nenhuma resposta sobre o assunto! 

então hoje ao buscar mas iformações sobre a enchente na web me deparo com esta posagem fita no dia 19 do mês passado por Maycon Medeiros Borges 


Inédito!
Assista ao docmentário que mostra co imágens e som o depoimento dos sobreviventes da enchente que evastou nossa região no dia 24 de Março de 1974

4 comentários:

  1. Estava lá e foi devastador! Durante a noite toda somente se ouvia pedido de socorro, casas passavam pelas aguas com as famílias em cima em tinha apenas 10 anos e me recordo como se estivesse vendo tudo passar novamente, vendo estas reportagens. Na época não havia como descrever a situação do ocorrido. Uma trajédia!

    ResponderExcluir
  2. Tinha 9 anos na época, foi triste, mas tudo se renovou apesar das perdas, obrigado Deus pela chance que nos deu.

    ResponderExcluir